quarta-feira, 16 de março de 2016

A PÁSCOA


Em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, observamos que o uso do ovo como presente era algo bastante comum.
Não por acaso, vários desses ovos eram pintados com algumas gravuras que tentavam representar algum tipo de planta ou elemento natural. 
Em outras situações, o enfeite desse ovo festivo era feito através do cozimento deste junto a alguma erva ou raiz impregnada de algum corante natural. 
 
No auge do período medieval, nobres e reis de condição mais abastada costumavam comemorar a Páscoa presenteando os seus com o uso de ovos feitos de ouro e cravejados de pedras preciosas. Até que chegássemos ao famoso (e bem mais acessível!) ovo de chocolate, foi necessário o desenvolvimento da culinária e, antes disso, a descoberta do continente americano.


Ao entrarem em contato com os maias e astecas, os espanhóis foram responsáveis pela divulgação desse alimento sagrado no Velho Mundo. Somente duzentos anos mais tarde, os culinaristas franceses tiveram a ideia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da História. Depois disso, a energia desse calórico extrato retirado da semente do cacau também reforçou o ideal de renovação sistematicamente difundido nessa época.

 JOGOS DE PÁSCOA ABAIXO:




segunda-feira, 7 de março de 2016

A HISTÓRIA DA CARICATURA

Caricatura é um desenho de uma personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. Ser caricato é ser objeto de comicidade, ironia ou ter algo peculiar na face ou no corpo, levados ao exagero, à sátira jocosa ou como crítica de costumes.

Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).
A caricatura é a "mãe" do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.



A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinônimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais) ou burlesco.


                                                                                                                                                                             

Annibale Carracci foi um dos grandes expoentes da caricatura. É o pioneiro na História da Arte a utilizar-se dela, contrapondo-a à idealização.

Carracci, família de pintores italianos do fim do século XVI: Ludovico (Bolonha, 1555 - id., 1619) e seus dois primos Agostino (Bolonha, 1557 - Parma, 1602) e Annibale (Bolonha, 1560 - Roma, 1609) foram os decoradores da galeria do Palácio Farnese. Em 1585, fundaram em sua cidade natal uma escola onde se formaram grandes artistas do século XVII e que foi a origem do ecletismo acadêmico.


                         
     JOGOS DE CARICATURAS
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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PROJETO VALORES HUMANOS

Os “ensinamentos” de O Pequeno Príncipe



“(…) Todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso.” – Antoine de Saint-Exupéry

” O pequeno príncipe tinha, sobre as coisas sérias, ideias muito diferentes do que pensavam as pessoas grandes”
Quem são os adultos? Quem são as crianças?

O primeiro desenho do nosso piloto de aviões foi uma jiboia fechada: uma jiboia engolindo um elefante. 



Ele mostrava aos adultos, mas ninguém o compreendia. Diziam que o desenho se parecia com um ‘chapéu’. Tentou exemplificar desenhando jiboias abertas, mas não obteve sucesso! 



Os adultos não compreendiam as crianças, pois estavam muito ocupados com outros assuntos.

Já adulto, o piloto procurava conhecer pessoas inteligentes, que compreendessem o desenho da jiboia. No entanto, os homens estavam mais interessados em conversar sobre gravatas, golfe, política… Isso os deixava encantados!



Tudo muda quando ele conhece o pequeno príncipe em pleno deserto do Saara. Seu avião dera uma pane e ele precisou parar para fazer alguns consertos. Um tanto assustado, por ver um menino vestido feito príncipe em pleno deserto, não soube o que pensar. O garoto lhe pedia que desenhasse um carneiro. O piloto desenhou o que sabia desenhar: uma jiboia fechada. Para a sua surpresa o menino reconheceu o desenho, mas o recusou; ele precisava de um carneiro.

Assim, nasceu a amizade entre o aviador e o pequeno príncipe. Aos poucos, o piloto de aviões conhecia o seu grande amigo por meio das histórias fragmentadas que o principezinho lhe contava.

A imagem

Acreditava o piloto que seu amigo era do asteroide B 612. Certa vez, um cientista havia descoberto este pequeno asteroide, mas, infelizmente, as pessoas não lhe deram crédito naquele momento, por causa das roupas que usava.

A Responsabilidade

O pequeno príncipe tinha tarefas a cumprir em seu planeta: remexer os vulcões e ter muita atenção com os baobás. É preciso cuidar do local onde se mora.

” – É uma questão de disciplina (…)”

O Amor, a Vaidade e a Ilusão

Certo dia, nasceu uma flor no planeta do pequeno príncipe. Era um rosa. E o principezinho logo tratou de cuidá-la; era tão linda!

“O pequeno príncipe percebeu logo que a flor não era modesta. Mas ela era tão envolvente!”

“Assim, ela logo começou a atormentá-lo com sua doentia vaidade.”

” – À noite me colocarás sob uma redoma de vidro. Faz muito frio no teu planeta (…)”

“Então ela forçou a tosse para causar-lhe remorsos.”

O principezinho começou a duvidar de sua flor. Ficou entristecido, embora fosse sincero o seu sentimento. Teve grande vontade de partir. Preparou tudo. Conheceria outros planetas.

Na despedida, a flor disse que o amava e dispensou a redoma e os outros cuidados.

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.”

Disse-lhe adeus, mas não chorou. Ela era muito orgulhosa!


Mais tarde, enquanto visitava outros  planetas, o príncipe pensou: “(…) Deveria tê-la julgado por seus atos, não pelas palavras. (…) Mas eu era jovem demais para saber amá-la”

Um geógrafo, que morava num dos planetas visitados pelo pequeno príncipe, explicou-lhe o significado da palavra “efêmera”. Ele então entendeu que sua flor era efêmera, que estava ameaçada de desaparecer, e que a tinha deixado sozinha. Sentiu remorso.

Na Terra, encontrou um jardim cheio de rosas e sentiu-se triste por ter sido enganado por sua rosa. Ela havia lhe dito que ela era única no mundo… Mas existiam tantas! O pequeno príncipe pensou como a sua flor ficaria envergonhada ao ver todas aquelas outras rosas. Ela era como as outras!

Uma amiga raposa, a qual o príncipezinho cativara (criara laços), explicou-lhe que os laços criados é que tornavam os seres únicos.

“Existe uma flor… eu creio que ela me cativou…”

A raposa ainda disse: ” só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos.” E também: ” Tu te tornás eternamente responsável por aquilo que cativas.”


O pequeno príncipe pensou em sua rosa.

Os homens não se lembravam mais de criar laços…

As pessoas

Assim que partiu de seu planeta, o pequeno príncipe conheceu pessoas diferentes e as achou bem estranhas. O último planeta a ser visitado foi a Terra, onde fez a amizade com o piloto de aviões, quem contou-nos a história do pequeno príncipe.

O primeiro planeta a ser visitado foi o de um rei. Este rei não tinha súditos. Pensava apenas em dar ordens e ordens. Não queria ser contestado. Ele era o rei de tudo e reinava sobre o tudo, que, na verdade, era apenas o nada. Tentou persuadir o pequeno príncipe para que este ficasse em seu planeta. Ele precisava dar ordens á alguém…

“Se Vossa Majestade deseja ser prontamente obedecido, poderá dar-me uma ordem razoável. Podera ordenar-me, por exemplo, que partisse em menos de um minuto. Parece-me que as condições são favoráveis…”

Como o rei nada disse, o príncipe partiu.



O próximo planeta foi o de um vaidoso, que também estava sozinho como o rei.

” – Ah! Ah! Um admirador vem visitar-me” – exclamou à distância o vaidoso, mal avistara o principezinho”

“(…) Os vaidosos só ouvem elogios.”

O príncipe questionou para que servia ser admirado, mas o que dizia o vaidoso é que dava-lhe prazer ser admirado pelos outros. 

E o pequeno príncipe partiu daquele planeta e chegou a um outro, onde só existia um bêbado, que bebia para esquecer que tinha vergonha de beber!





O pequeno príncipe cada vez mais achava as pessoas estranhas… bem estranhas.

O quarto planeta a ser visitado foi de um empresário muito ocupado a contar e recontar estrelas. Dizia-se possuidor  de estrelas. Isto lhe deixava rico. Ele anotava em seus papéis e os guardava no banco. Ele tivera a brilhante ideia de ser possuidor de estrelas. Essa ideia não era brlhante para o pequeno príncipe. Em seu planeta, o principezinho tinha os 3 vulcões (2 ativos e 1 extinto) e sua rosa, e ele era útil aos vulcões e à rosa. Mas o empresário não era útil às estrelas…

Depois, visitou um planeta muito pequeno. Era o do acendedor. Ele acendia e apagava lampiões, dia e noite. Ele não tinha tempo nem para descansar, pois apagava e acendia, acendia e apagava. Como os dias estavam mais rápidos e o regulamento sob o qual vivia não havia mudado, ele tinha sempre de se apressar! O acendedor não enxergava outras possibilidades, algumas mudanças:

” – Não  há solução – disse o acendedor (…)”


O penúltimo planeta onde esteve o pequeno príncipe foi o de um velho que só escrevia livros. Era um geógrafo, um estudioso.

” – Que é um geógrafo? – perguntou o principezinho.”

 ” – É um especialista que sabe onde se encontram os mares, os rios, as cidades, as montanhas, os desertos.”

O pequeno príncipe perguntou ao geógrafo se havia oceanos, rios, cidades e desertos naquele planeta. Mas o geógrafo não sabia. Ele se baseava nas informações de exploradores, de outras pessoas.

“(…) O geógrafo é muito importante para ficar passeando. Nunca abandona a sua escrivaninha (…)”

O velho estudioso o aconselhou a visitar o planeta Terra. E foi ao planeta Terra o principezinho.

“Elas [as pessoas grandes] julgam ocupar muito espaço. Imaginam ser tão importantes quanto os baobás (…) Elas adoram os números (…)”


Na Terra, o principezinho conheceu a serpente, a raposa, o piloto, as flores e soube um pouco mais sobre os homens. Ele os achava confusos. Conheceu alguns homens que, estando dentro de um trem, não sabiam para onde iriam, nunca estavam contentes onde estavam e não sabiam o que procuravam.

Conheceu também um vendedor de pílulas que saciavam a sede. O vendedor garantia que ganhava-se tempo tomando pílulas em vez de água.

” – É uma grande economia de tempo (…)”

A Morte

” – Tu compreendes. É muito longe. Eu não posso carregar este corpo. É muito pesado (…)”

” – Mas será como uma velha concha abandonada. Não tem nada de triste numa velha concha…”

E o pequeno príncipe foi ao encontro da serpente. Depois, tombou de levinho na areia. No dia seguinte, seu corpo não estava lá. Afinal, ele não era tão pesado assim…
 











 



Por: Sinara Praciano 
(A.I. matutino)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Ditado Visual
Turma C






A imagem acima será projetada através da TV e disponibilizada para os alunos por apenas 01 minuto.
Depois do término do tempo, a projeção será retirada e os alunos devem se lembrar do maior número possível de palavras e escrevê-las no Br Office Writer.


Em seguida ao ditado, vamos trabalhar a formação de frases. Dividiremos o laboratório em dois grupos, cada grupo escolhe uma imagem para formar frase sobre ela.
Depois se inverte, cada grupo escolhe a imagem que o outro grupo iria formar a frase.

E, pra finalizar, os grupos escolhem duas figuras aleatórias, e formam uma única frase com os dois desenhos, como por exemplo:
- O SAPO pulou no sapato do MENINO.

- Eu gosto de brincar de BOLA e meu irmão de PETECA.


Fonte: http://minhacaixamagica.blogspot.com/2012/10/ditado-visual.html#ixzz40FaIX9aC


segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Iniciemos com alegria, entusiasmo e comprometimento esse ano letivo...Continuemos essa linda missão de educar... de ensinar e aprender.
Bom retorno a todos!
Que 2016 seja de grandes conquistas e bons resultados.